Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Condições de trabalho no projeto de espaços de promoção à saúde: da avaliação pós-ocupação à definição de diretrizes para unidades de estratégia de saúde da família, Videira, Contestado Catarinense

Download

Arquivo: PDF

info
DISSERT_SCHULER_PROJETO_ESPACO_20170710185246.pdf

Tamanho: 3,26 MB

Dissertações

Autor:

Unidade:

Assunto:

Saúde do trabalhador, ambiente de trabalho, diretrizes arquitetônicas, estratégia de saúde da família, espaço arquitetônico.

Área de Concentração:

Ano:

Resumo:

A partir da Constituição Brasileira de 1988, a saúde passou a ser um direito de todos e um dever do Estado. As estratégias de saúde da família foram concebidas como estruturantes e como o primeiro nível de acesso a todo o sistema de saúde do país, requerendo, desde então, espaços próprios construídos e, em sua grande maioria, adaptados para o funcionamento. Como esses espaços influenciam o desenrolar das atividades peculiares às estratégias de saúde da família sob a perspectiva dos trabalhadores ali alocados? Para responder esta questão, aplicou-se uma adaptação de Avaliação Pós-Ocupação em oito unidades de estratégias de saúde da família em Videira, Contestado Catarinense, com foco nas condições físicas encontradas. Por meio de uma abordagem qualitativa, realizaram-se observações nos locais, levantamentos fotográficos e grupos focais, tendo como meta uma análise dos espaços e dos conflitos arquitetônicos neles encontrados. Como resultado dessas análises, foi elaborada uma proposta para diretrizes que poderão servir como base para futuros projetos de construção ou reformas que tenham como finalidade incorporar as estratégias de saúde da família.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.