Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

TRIBUTO ÀS VITIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO – 2018

Período(s)

  • Data:  27/04/2018   Horário:  08h30min às 12h30min

Local(is) de Realização

  • Auditório Elias Michel Farah Endereço:
    Rua Guajajaras, 40 - Bairro: Centro , 40  -  Bairro:  Centro
    CEP:  30180-100  -  Cidade:  Belo Horizonte  -  Estado:  MG

Apresentação

Tornou-se prática comum que a ONU e seus organismos utilizem determinados dias do calendário ocidental para alertar sobre questões problemáticas enfrentadas pelo Planeta. Em 1972, a ONU declarou o dia 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente; em 1981 designou-se o dia 21 de setembro como Dia Internacional da Paz, entre outros. Em 2003 foi a vez da OIT instituir o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, recomendando, aos Países Membros, o dia 28 de abril como marco para a realização de eventos promovendo a prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. O Brasil considerou a comendação a partir de 2005 e, desde então, instituições da área de SST reverenciam, nesse dia, as duas causas, quando se prestam tributos à memória das vítimas de acidentes e adoecimento no trabalho. Desse modo, pode-se afirmar que no Brasil, ao atingir a sua 13.ª campanha, o dia 28 de abril já se consolidou como significação, vez que a simples menção da data estimula o imaginário dos interessados no tema a conectar imagens relativas à acidentalidade do trabalho.
Se é verdade que a intenção dos órgãos da ONU parece distante dos gestos dos maiores responsáveis pelos problemas do Planeta, não é menos verdade que sua omissão seria ainda pior. Assim, ao menos em um dia de cada ano, os diversos segmentos sociais são convocados a refletir e enfrentar problemas importantes que soçobraram na banalidade do cotidiano de uma ordem que reduz a importância da maioria dos eventos que ela própria produz.
Entretanto, a história não se faz ao modo “perpetuum mobile”, dado que a atuação de resistentes intervém em seu curso. No que tange à saúde do trabalhador, além dele próprio, são muitos os que resistem e buscam soluções possíveis para que a morte injusta não alcance aquele que vendeu sua energia e seu tempo, mas não sua vida. A FUNDACENTRO-CRMG dirige este seminário ao
conjunto de resistentes da SST que luta pela promoção da saúde nos ambientes de trabalho, nos quais ela própria se inclui não só por dever de ofício, mas pelo grau de comprometimento de grande parte dos que a fazem. Em 2017, a OIT recomendou que as organizações promotoras de campanhas alusivas ao 28 de abril
enfocassem temática comum e, justificando-se com propriedade, indicou a necessidade de ampliação do debate sobre “métodos de aperfeiçoamento para a produção, sistematização e uso de dados em saúde e segurança do trabalho”, tendo em vista a sua importância para o alcance dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”. Em 2018, a FUNDACENTRO-CRMG, considerando as incidências mundiais e nacionais referentes à saúde mental, optou por realizar um seminário cujos especialistas abordarão, em mesa-redonda, “gestão em SST” e relação da “gestão e suas repercussões na saúde mental dos (das) trabalhadores (as)”. A FUNDACENTRO-CRMG espera contribuir para que o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores (as) seja elevado a novos patamares.

Objetivo

Homenagear vítimas de acidentes e de doenças do trabalho, conforme recomendação da OIT e da Lei nº 11.121/2005, promovendo, para tanto, apresentações e debates sobre temas relativos à SST no Brasil e resultados de pesquisas sobre gestão da produção e suas repercussões na saúde mental dos trabalhadores(as). “evolução e a maturidade da gestão da SST”, indicando os atuais estágios em que se encontra a gestão de SST no Brasil e em Minas Gerais.
Apresentar e discutir o “estado da arte” das pesquisas que enfocam a relação entre gestão da produção e saúde mental dos(as) trabalhadores(as) Apresentar e discutir resultados de pesquisa abordando gestão e saúde mental no setor bancário.

Coordenação Técnica

Maria do Rosário Sampaio

Público Alvo

As vagas serão distribuídas entre profissionais da área de SST de órgãos públicos(SRT/MTE, INSS/MG, CEREST/SES-MG, MPT-MG); profissionais de SESMT; representantes dos trabalhadores e do empresariado; estudantes vinculados aos PPG dos cursos de psiquiatria, medicina do trabalho.

Carga Horária

4 hs.

Informações/Inscrições

As inscrições serão aceitas considerando-se a descrição de público alvo (acima) e a ordem cronológica da inscrição. Os interessados deverão se manifestar enviando mensagem constando seus dados (nome, formação, profissão, telefone e endereço da empresa/instituição, endereço eletrônico atualizado) para o e-mail: cursos.fundacentromg@gmail.com



------- O SEMINÁRIO TAMBÉM SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO NO DIA 27/04/2018 A PARTIR DAS 08:30 ------

ATRAVÉS DO LINK: https://www.youtube.com/channel/UC7PYGxFgUvk0yHhFoLGfiEA?disable_polymer=true
(copiar e colar o link no Glooge Chrome.)

E-mail

cursos.fundacentromg@gmail.com

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.