Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

SST e os Profissionais da Escola

capa da materia

Segurança e Saúde dos Profissionais da Escola

 

                                                                              *  Jefferson Peixoto da Silva e

                                                                               ** Sonia Maria José Bombardi

 

Falar em Segurança e Saúde do Trabalhador nas escolas é uma iniciativa que passa necessariamente por duas dimensões básicas.

 

Por um lado, passa pelo desafio de inserir a temática no currículo escolar, de modo a incorporá-la no conjunto de atividades, saberes, valores e conhecimentos que já estão formalmente organizados para compor o percurso educativo dos alunos, com a ressalva de que poderá tornar tal percurso muito mais significativo.

 

Porém, não se trata de questão a ser abordada de modo meramente teórico, uma vez que o assunto pressupõe a adoção de práticas e valores a serem defendidos, implementados, expandidos e vivenciados; visando, assim, a construção de uma cultura de prevenção que possa contribuir para a obtenção de uma sociedade mais justa, harmônica, esclarecida e humanizada, a qual repudie todas as formas e condições degradantes de trabalho e reduza a níveis cada vez menores seus índices de acidentes e adoecimentos decorrentes do trabalho.

 

Isso significa dizer que não basta falar em Segurança e Saúde dos Trabalhadores, é preciso praticá-la, incorporá-la à vida como um valor.

 

Sendo assim, não é suficiente tratar desse assunto como apenas mais um tema nas escolas, sem incentivar sua apropriação por parte dos alunos, professores e gestores de modo crítico e, mais ainda, sem buscar sua efetiva promoção dentro do ambiente escolar. Não é possível considerar que alguém aprendeu plenamente Segurança e Saúde apenas falando sobre o assunto, seu real aprendizado só se efetiva quando ele passa a ser, de fato, vivenciado.

 

É por isso que, olhar para os trabalhadores que atuam nas escolas e buscar promover sua segurança e saúde é uma das importantes formas, dentre todas as possíveis e necessárias, para que gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar vivenciem e fomentem a prevenção, colocando em prática alguns princípios de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

A fim de auxiliar nessa construção, segue a disponibilização de uma matéria sobre o assunto realizada com a participação, na forma de entrevista, da Pesquisadora e do Tecnologista da Fundacentro Thais Helena de Carvalho Barreira e Jefferson Peixoto da Silva, respectivamente.

 

Confira aqui a matéria.

 

Leia também o artigo sobre o trabalho e saúde das merendeiras.

 

E não deixe de conferir os materiais sobre os trabalhadores da limpeza.

 

Vídeo

Podcast

Cartilha

 

 

* Tecnologista da Coordenação de Educação da Fundacentro.

** Pesquisadora e Coordenadora de Educação da Fundacentro.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.