Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Introdução

A FUNDACENTRO dentre seus objetivos de estudos e pesquisas que visem à segurança e saúde dos trabalhadores desenvolveu o projeto “Impactos da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e meio ambiente”. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Renanosoma (Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), IOS (Instituto Observatório Social), IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas), DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), SINDMETAL (Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região), SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Cerest/SP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo), sob a coordenação de Arline Sydneia Abel Arcuri.

Como parte das atividades do projeto, foi desenvolvida esta página no sitio da FUNDACENTRO, visando difundir informações, preferencialmente em língua portuguesa, sobre assuntos relacionados ao tema em geral e, mais especificamente, aos impactos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente. Esta página é dinâmica e está sempre aberta para sugestões de melhorias, mantendo como objetivos principais:

 

  1. Divulgar informações sobre os impactos da nanotecnologia à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente;

  2. Divulgar as atividades – pesquisa, produção, mercado – em nanotecnologia no Brasil ao público não especializado;

  3. Propor ações de prevenção e medidas de controle aos riscos provenientes da nanotecnologia;

  4. Orientar as empresas e o governo na elaboração de normas para a produção de nanotecnologia;

  5. Divulgar as áreas onde estão sendo feitas aplicações técnicas com nanopartículas no Brasil e ainda, identificar as áreas prioritárias para aprofundamento dos estudos de reconhecimento e controle de riscos, bem como apresentar projetos específicos para essas áreas.

 

Nessa primeira fase, o subsite, em desenvolvimento, apresenta informações relevantes aos pesquisadores, universitários, trabalhadores e todos os interessados no tema que vem sendo amplamente divulgado pela imprensa. Em breve, novas informações serão atualizadas e inseridas no subsite.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.