Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

SIEMACO solicita apoio da Fundacentro para ações de prevenção na limpeza ambiental

SIEMACO solicita apoio da Fundacentro para ações de prevenção na limpeza ambiental

Instituição fará um levantamento bibliográfico sobre o tema

Por ACS/ A. R. em 24/01/2017

O diretor Social, João Capana e os Técnicos de Segurança do Trabalho, Vanderson Donizete e Gabriel Amadeu, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (SIEMACO), estiveram na tarde de segunda (23), na Presidência da Fundacentro para que a entidade possa desenvolver um estudo voltado para os trabalhadores do segmento.

Recebidos pelo assessor Técnico da Presidência, Maradona, o diretor Técnico, Robson Spinelli e a assessora da diretoria Técnica, Tereza Ferreira, uma das principais preocupações apresentadas por Capana é a ausência de uma Norma Regulamentadora que possa auxiliar nas medidas de prevenção. O diretor Social coloca ainda que, somente no Município de São Paulo, são mais de 100 mil trabalhadores com uma rotatividade nas empresas de quase 10%. Além disso, são quase 5 milhões de trabalhadores da limpeza urbana no país que não possuem um Marco Regulatório ou materiais técnicos que possam auxiliar os trabalhadores da limpeza.

Entre os problemas mais comuns enfrentados pelos trabalhadores estão os produtos químicos utilizados para limpeza, o trabalho em altura, a exposição a materiais perfurocortantes, ruído, o assédio moral e sexual. “Queremos uma parceria com a Fundacentro que nos auxilie na limpeza ambiental, pois há muito desrespeito nas convenções coletivas, colocou João Capana.

Maradona destacou que a criação de diretrizes que possam orientar os trabalhadores é fundamental e sugeriu a criação de uma cartilha que atenda os trabalhadores da limpeza urbana.

A diretoria Técnica da Fundacentro fará um levantamento bibliográfico e será marcada uma nova reunião para apresentação do material disponível e que possa atender tecnicamente o pleito da SIEMACO.

O diretor Técnico Robson defendeu a institucionalização da parceria entre ambas as instituições por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções.

Ao final da reunião foram entregues aos representantes do SIEMACO, a cartilha “Você, trabalhador da limpeza! Vamos conversar?, elaborada pela Fundacentro, de autoria de Eduardo Algranti, Elayne de Fátima Maçaira e Elizabete Medina Coeli Mendonça.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.