Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Em Pittsburgh e Leiria, técnico apresenta o Programa de Proteção Respiratória da Fundacentro

Antonio Vladimir Vieira

Palestras foram apresentadas nos Estados Unidos e Europa

Por ACS/ A. R. em 01/02/2017

Em outubro de 2016 (8 a 15), o técnico da Fundacentro e chefe do Serviço de Equipamentos Individuais da Fundacentro, Antonio Vladimir Vieira participou da Conferência Anual da Organização Internacional de Normatização (ISO), do Comitê Técnico 94, Sub Comitê (SC) 15 – Equipamentos de Proteção Respiratória, em Pittsburgh, Estados Unidos.

A convite da ABNT, Vladimir representou o governo brasileiro, uma vez que o Brasil é o único país das Américas que toma assento na reunião. Outros 9 países, representados por instituições similares à Fundacentro participam dos grupos de trabalho.

O pesquisador explica que a participação da Fundacentro nessas reuniões é importante para que haja um acompanhamento técnico científico na área de proteção respiratória, pois as normas elaboradas por esse grupo da ISO são revisadas e atualizadas pelos grupos constituídos, periodicamente.

Um dos pontos principais discutidos durante a reunião geral do Comitê foi a retomada do documento da ISO sobre seleção, uso e ensaio de vedação em uma única versão. De acordo com Vladimir, a proposta que a ISO está apresentando atualmente é desmembrar este documento em três partes, o que tornaria a análise técnica e de avaliação sobre seleção e classificação de respiradores muito complexa. “Essa proposta atende aos padrões europeus em elaboração de normas, mas o Brasil segue a tendência americana, um documento único”, pontua Vladimir.

O técnico explica ainda que durante a reunião foram discutidas todas as interações entre os equipamentos de Proteção Respiratória a serem utilizados simultaneamente com outros EPI, tais como, óculos, capacete e vestimenta. Também foi considerada a criação de uma nova norma voltada para combate a incêndio florestal para máscaras específicas e resistentes a temperaturas superiores a 260 graus Celsius.

Visita técnica

O técnico da Fundacentro durante sua participação na reunião teve a oportunidade de visitar National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) na área do The National Personal Technology Laboratory (NPPTL), onde são conduzidos os ensaios e aprovações de equipamentos.

Para Vieira, poder conhecer um laboratório que realiza pesquisas avançadas na área de proteção respiratória, inclusive para a NASA, foi uma grande oportunidade, uma vez que há uma gama enorme de equipamentos para testes e uma abertura para troca de informações técnicas, futuramente.

Brasil, 2019

O Brasil sediará em 2019 (em local a ser definido), mais uma reunião da ISO, sob a coordenação de Antonio Vladimir Vieira. Esse grupo da ISO já se reuniu no Brasil 05 (cinco) vezes, sendo a primeira em 2005 no Rio de Janeiro e a última reunião realizada no país foi em 2013, aqui em São Paulo, coordenada pelo técnico da Fundacentro.

O técnico explica que é um compromisso assumido por cada participante em organizar uma reunião, promovendo o intercâmbio de experiências em diferentes países.

Em novembro de 2017, a reunião acontecerá em Sevilha na Espanha, e em 2018 (ainda não confirmada), a reunião poderá acontecer na Austrália ou no Japão.

Leiria, Portugal

Antonio Vladimir Vieira foi convidado pelos organizadores do Congresso Vertentes e Desafios da Segurança (VDS), que ocorreu em Leiria, Portugal, de 26 a 30 de outubro de 2016, ocasião onde o técnico apresentou a palestra: “Porque é necessário um Programa de Proteção Respiratória?”.

Em um evento que reuniu cerca de 450 participantes de vários países, entre eles, consultores da OIT, de instituições da Espanha e Cabo Verde manifestaram interesse em desenvolver um Programa similar ao da Fundacentro.

Vladimir destaca que Portugal também não possui um Programa de Proteção Respiratória e que pretendem realizar uma adaptação do modelo da Fundacentro. Para isso, a entidade estará novamente representada por Vladimir que irá coordenar e ministrar um minicurso de 16 horas, intitulado “Quase tudo sobre proteção respiratória” no próximo congresso VDS, que acontecerá no período de 26 a 28 de outubro de 2017, em Leira, Portugal.

A coordenação do evento VDS irá convidar a Presidência e a Diretoria Técnica da Fundacentro, com o objetivo de aproximar e estreitar laços entre as instituições.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.