Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Reunião internacional sobre gerenciamento de substâncias químicas tem participação da Fundacentro

1ª Reunião do Processo Interseccional do Saicm

Finalidade foi discutir ações globais a partir de 2020, ano proposto para o alcance dos objetivos do Saicm, criado em 2006, em Dubai, nos Emirados Árabes

Por ACS/C.R. em 22/02/2017

A Fundacentro participou da 1ª Reunião do Processo Interseccional do Saicm (Sistema Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas ), entre os dias 7 e 9 de fevereiro, em Brasília/DF. O objetivo foi discutir a gestão de substâncias químicas a partir de 2020, já que até esse ano as ações foram definidas pelo Saicm.

“Discutimos basicamente como envolver mais a sociedade, aprimorando o que for desenvolvido até 2020, visando melhorar a gestão de substâncias químicas, dentro do conceito de sustentabilidade”, relata o engenheiro da Fundacentro, Fernando Sobrinho.

O objetivo do Saicm é que todos os países possuam sistema de gestão de substâncias que impliquem em riscos mínimos para a população e para o meio ambiente. Para tanto, traz como princípios básicos a redução de riscos, a disseminação de conhecimento e informação, a governança, a capacitação e a cooperação técnica entre países e o combate ao tráfico ilegal internacional.

“O Saicm orienta para que se promova a implementação de programas e instrumentos internacionais existentes de forma coerente e articulada e que se estimule a participação dos atores sociais envolvidos”, explica Sobrinho.

Também foram elencados temas prioritários como nanotecnologia, chumbo em tintas, substâncias químicas em artigos de consumo, resíduos eletrônicos, pesticidas de alta periculosidade, disruptores endócrinos e perfluoroctanos.

No Brasil, as ações do Saicm são coordenadas pela Comissão Nacional de Segurança Química – Conasq, que conta com a participação de 22 instituições de governo, como a Fundacentro, iniciativa privada e ONGs. A coordenação da Comissão é feita pelo Ministério do Meio Ambiente.

A reunião internacional realizada em Brasília contou com um estande da Fundacentro e a participação de Fernando Sobrinho e da pesquisadora Arline Arcuri. Novos encontros como este acontecerão em 2018, 2019 e 2020, quando será feita a avaliação geral da implementação do Saicm.

Saiba mais

A publicação “Segurança Química para trabalhadores, comunidade e meio-ambiente - nós sabemos com o que estamos mexendo?” traz informações sobre o Saicm, seus objetivos e ações realizadas no Brasil.

A revista registra um projeto financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma chamado Quick Start Programme, desenvolvido entre a Fundacentro, entidades sindicais nacionais e internacionais, Chile e Uruguai. Um dos objetivos do projeto foi facilitar a implementação de Saicm pelos trabalhadores e trabalhadoras nos locais de trabalho.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.