Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Fundacentro publica temas sobre Transporte Rural, Anais da Semana da Pesquisa e Nanotecnologia

Publicações da Fundacentro estão disponíveis para download e no formato impresso

As publicações estão disponíveis para download e no formato impresso

Por ACS/D.M.S em 22/02/2017

Com o título “Violeiros - Transporte Rural”, os autores Thais Maria Santiago de Moraes Barros, tecnologista da Fundacentro de Campinas e Cleiton Faria Lima, chefe dos Serviços de Ações Educativos (SAE) da Fundacentro de São Paulo, publicam este ano, a História em Quadrinhos sobre transporte rural.

Com 13 páginas, a HQ está disponível para download no portal da Fundacentro. De forma lúdica, a publicação traz informações que possam contribuir para a promoção da segurança no transporte de trabalhadores rurais. Além disso, Thais Barros e Cleiton Lima destacam alguns pontos das legislações vigentes que regulamentam o transporte, como por exemplo, a Norma Regulamentadora nº 31 - Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

Também disponível para download, a publicação Anais da X Semana da Pesquisa que foi realizada no período de 21 a 23 de outubro de 2013. O tema da semana foi sobre “Desafos e Perspectivas da Segurança e Saúde no Trabalho no século XXI” e a coordenação foi feita pelos tecnologistas da Fundacentro, Jeferson Peixoto da Silva, José Damásio de Aquino e Thais Maria Santiago de Moraes Barros.

O evento ocorreu no Centro Técnico Nacional (CTN) e reuniu profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalho. A programação dos três dias englobaram apresentações orais de teses de doutorado e dissertações de mestrados defendidas por servidores da Fundacentro no período de 2010 a 2013, já os alunos do Programa de Pós-Graduação da instituição apresentaram os seus trabalhos de pesquisa.

O público presente também assistiram palestras e mesas redondas as quais participaram acadêmicos e profissionais da área de SST. A Semana contou ainda com sessões específicas de comunicações técnico-científicas de trabalhos originais e exposição de pôsteres ocorridos em eventos nacionais.

A História em Quadrinhos “Nanotecnologia, Un Universo em Construcción”, disponível para download na página da biblioteca da Fundacentro, agora também está disponível no formato impresso e em espanhol. Em sua terceira edição, com 23 páginas, a publicação de 2015 faz parte da série nanotecnologia em quadrinhos. A autora Arline Sydneia Abel Arcuri, pesquisadora da instituição e coordenadora do projeto “Impactos da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e meio ambiente”, apresenta nessa HQ diversos produtos nanotecnológicos que hoje permeiam o universo da indústria da construção e aqueles que ainda poderão ser empregados.

A publicação traz textos e figuras para ilustrar o tema. Além disso, a obra é contemplada com diálogos entre os personagens que ressaltam os procedimentos para evitar possíveis acidentes, sobretudo à exposição a agentes perigosos presentes nesse ambiente de trabalho.

Procedimentos para adquirir as publicações impressas

As cartilhas da Fundacentro não são vendidas, a instituição não realiza doação para pessoa física, somente para instituições sem fins lucrativos. Nesse sentido, de acordo com o coordenador da biblioteca, Sérgio Cosmano, o usuário deverá enviar um ofício em papel timbrado solicitando a doação. É necessário informar o título, quantidade de exemplares e justificar o interesse pelo material, bem como a finalidade e o público a ser atingido.

O pedido pode ser encaminhado para o e-mail: biblioteca@fundacentro.gov.br. O pedido é encaminhado para a Diretoria Técnica da Fundacentro que fará a autorização.

O solicitante deverá arcar com a taxa de correio. No pedido é necessário constar também o endereço completo, incluindo o CEP (para cálculo do valor do frete). Para emissão do Recibo de Pagamento, o interessado deve informar o CPF ou CNPJ, nome completo (pessoa física ou jurídica).

No canal oficial do YouTube da Fundacentro, estão disponíveis vídeos institucionais.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.