Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Publicações da Fundacentro estão disponíveis para download e no formato impresso

Publicações da Fundacentro estão disponíveis para download e no formato impresso

Temas diversificados sobre Segurança e Saúde no Trabalho podem ser consultados na biblioteca da instituição

Por ACS/D.M.S em 10/02/2017

Estão disponíveis no acervo da Biblioteca da Fundacentro publicações com temáticas que envolvem assuntos vinculados à saúde e segurança no trabalho. Este ano foram publicados, o livro sobre “Segurança e Saúde dos Pescadores Artesanais do Estado do Pará” e a cartilha “Motoboy – Empregadores e Contratantes”.

A publicação que aborda "Segurança e Saúde dos Pescadores Artesanais do Estado do Pará", de autoria de Laura Soares Martins Nogueira, Doracy Moraes de Souza e Ana Maria Borges Santa Brígida, originou-se do projeto “Ação interinstitucional junto aos trabalhadores das atividades da pesca artesanal no estado do Pará”, o qual é realizado pela Fundacentro situada em Belém. Além disso, também está inserido no Programa Acqua Fórum que tem como premissa produzir conhecimento no sentido de contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, segurança e meio ambiente dos trabalhadores.

Com 87 páginas, o livro voltado aos trabalhadores da pesca artesanal da região norte do país, também tem o olhar na perspectiva da inclusão social que possa subsidiar a formulação de políticas públicas para o setor.

Motoboy

Os autores Cleiton Faria Lima, Sônia Maria José Bombardi e Maria Inês Franco Motti produziram a Cartilha "Motoboy - Empregadores e Contratantes". Contém 13 páginas, de forma ilustrativa e ao mesmo tempo informativa, a cartilha traz em seu texto informações que possam contribuir para a diminuição de acidentes sofridos pelos motoboys, tais como dicas e citação de legislações. Salienta sobre a pressão que esses trabalhadores sofrem na realização de entregas rápidas, bem como o número elevado de entregas em um curto espaço de tempo. As condições adversas do trânsito e do clima (chuvas), a má sinalização ou até mesmo pistas em condições irregulares são fontes que possibilitam riscos.

Os autores também se preocuparam em envolver tanto o trabalhador quanto o empregador nessas questões e, sobretudo, orientá-los sobre a melhor maneira de organização do trabalho que possa resultar na qualidade de vida e promoção da segurança e da saúde dos motoboys.

Além deste exemplar, como forma complementar, a instituição lançou anteriormente à cartilha “Motoboy - Segurança e Saúde no Trabalho: Prevenção de acidentes no trânsito”, também disponível na biblioteca digital da Fundacentro. As duas publicações estão para download e no formato impresso.

História em Quadrinhos

A história em quadrinhos “Detetive Ari e o Mistério de Poeirópolis”, publicada em 2016, pode ser consultada por meio do site da Fundacentro, no link Biblioteca/biblioteca digital.

As autoras são Tereza Luiza Ferreira dos Santos, Leila Cristina Alves e Vanda Deli de Souza Teixeira, já Aristóteles Magalhães foi o organizador. A HQ contém 15 páginas e o surgimento da cartilha se deu em decorrência de um estudo realizado pela Fundacentro, em parceria com o sindicato da categoria, voltado ao trabalho e a subjetividade dos trabalhadores de marmoraria.

De acordo com os idealizadores da cartilha, o objetivo de publicar uma história em quadrinho torna a leitura mais leve e lúdica. Desta forma, acreditam que a mensagem se torna mais interativa sobre as questões que envolvem a organização do trabalho e as condições do ambiente de uma marmoraria, sobretudo a questão da exposição à sílica no processo de trabalho e da silicose dentro desses ambientes.

SST nas Escolas

Ainda no ano passado, a cartilha “10 de Outubro Dia Nacional de Segurança nas Escolas” e o livro “As doenças dos Trabalhadores”, que continuam para download, agora também estão disponíveis na biblioteca no formato impresso. O livro De Bernardino Ramazzini é vendido por R$25,00.

RBSO

De 2015, a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, volume nº 40, nº 132, encontra-se na biblioteca no formato impresso. O valor do exemplar é R$20,00. O download da RBSO continua disponível.

Procedimentos para adquirir as publicações impressas

As cartilhas da Fundacentro não são vendidas, de acordo com o coordenador da biblioteca, Sérgio Cosmano, as solicitações de doação de publicações devem ser submetidas ao setor, por meio de ofício em papel timbrado. É necessário informar o título, quantidade de exemplares e justificar o interesse pelo material, bem como a finalidade e o público a ser atingido.

A instituição não realiza doação para pessoa física, somente para instituições sem fins lucrativos. Os pedidos podem ser encaminhados para o e-mail: biblioteca@fundacentro.gov.br. Vale ressaltar que, caso o material tenha em estoque, o atendimento a qualquer solicitação de doação de publicações será encaminhado para a Diretoria Técnica da Fundacentro que fará a autorização.

O solicitante deverá arcar com a taxa de correio. No pedido deve constar também o endereço completo, incluindo o CEP (para cálculo do valor do frete). Para emissão do Recibo de Pagamento, o interessado deve informar o CPF ou CNPJ, nome completo (pessoa física ou jurídica).

No canal oficial do YouTube da Fundacentro, estão disponíveis vídeos institucionais.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.