Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Décima edição do curso de inclusão das pessoas com deficiência acontece em maio

Eliane Vainer à esq. e Myrian Matsuo, coordenadoras do curso

Inscrições abertas a partir de 10 de abril

Por ACS/ A. R. em 25/03/2017

O curso Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho, em sua décima edição, será realizado na Fundacentro, em São Paulo, de 2 a 30 de maio.

Realizado somente às terças-feiras, o curso vem recebendo ao longo dos anos, público significativo, proporcionando integração e atualização dos temas.

Para este ano, a coordenadora geral, Eliane Vainer Loeff, técnica da Coordenação de Educação da Fundacentro, explica que os profissionais convidados irão apresentar novos temas, como a acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência intelectual e engajamento e diversidade. “A cada ano procuramos agregar temas inovadores e mais profissionais neste espaço e fórum para a inclusão de pessoas com deficiência”, reforça Loeff.

O curso será realizado nas modalidades presencial, local e a distância. No modo presencial, serão desenvolvidas aulas expositivas, relatos de casos, discussões em grupos e utilização de recursos audiovisuais. Na modalidade a distância, será desenvolvida no ambiente de aprendizagem Moodle com atividades que promovam a interação entre professor e alunos. O moodle permanecerá acessível durante 24 horas e aluno poderá acessar na hora de seu interesse.

Todas as informações sobre carga horária e certificados poderão ser visualizadas no folder, a partir do dia 10 de abril no portal da Fundacentro, em “próximos cursos”.

Perfil dos profissionais

Os profissionais convidados pela Fundacentro a ministrar o curso pertencem a diversas áreas do conhecimento, oferecendo aprimoramento técnico-cientifico sobre o tema proposto.

No dia 2 de maio, estarão presentes Myrian Matsuo Affonso Beltrão, coordenadora técnica do curso de Inclusão e pesquisadora da Fundacentro que falará sobre “SST da pessoa com deficiência; Maria de Fátima e Silva, Pedagoga com MBA em Gestão que irá falar sobre “Diversidade no mercado de trabalho para pessoas com deficiência”.

“A lei brasileira da inclusão”, será outro tema a ser abordado por Rafael Públio, Diretor da Santa Causa Boas Idéias e Projeto.

No dia 9 de maio, Vera Lúcia Leite de Oliveira, advogada e coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência que irá discorrer sobre “Contratação de pessoas com deficiência sob olhar jurídico”.

Já no dia 16, Luana Talita Diniz Ferreira, fisioterapeuta e doutoranda em Saúde, irá abordar o tema “Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): incapacidade e saúde”. No mesmo dia, o tema “Acessibilidade”, será debatido por Silvana Cambiaghi, profissional da Prefeitura de São Paulo onde atua com atividades sobre a acessibilidade.

O novo tema proposto, “Acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência intelectual”, será apresentado por Thais Toyofuku, Psicóloga e responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão JLL.

No dia 23 de maio, falará sobre “Engajamento e diversidade”, Guilherme Françolin, Publicitário. No mesmo dia, “Políticas Públicas”, a ser abordada por Célia Leão, advogada e vice-presidente da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD).

Na tarde de 23, Márcia Regina Hipólito, Pedagoga irá abordar o tema “Contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”; Carlos Aparicio Clemente, coordenador do Espaço Cidadania e Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco irá tratar do “Trabalho de pessoas com deficiência e leis de cotas: principais mitos que atrapalham seu cumprimento”.

Para encerrar o curso, no dia 30 de maio, José Carlos do Carmo, médico sanitarista e coordenador do projeto Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo, irá abordar “A inclusão laboral da pessoa com deficiência: aspectos médico-legais”.

O tema “Inclusão” será apresentado por Rosemeire Andrade, Psicóloga e Gerente de Relacionamento e Inclusão da Nurap.

Apresentação

Além do conteúdo a ser apresentado durante a realização do curso, haverá a apresentação do Coral de Surdos e apresentação da Banda de Cegos da Nurap.

Os participantes interessados poderão visitar o Memorial da Inclusão da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.