Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Ergonomia em pauta

Ergonomia em pauta

Palestras sobre a temática serão realizadas em abril e maio

Por ACS/ A. R. em 29/03/2017

Visita técnica

O Presidente da Fundacentro, Paulo Arsego e o tecnologista, Ricardo Serrano visitaram nos dias 23 e 24 de março, a empresa Cavaletti, localizada em Erechim-RS. A Cavaletti, com atuação de 43 anos, produz diariamente, uma média de 2.500 cadeiras profissionais e emprega 500 trabalhadores.

O objetivo da visita foi conhecer como a Cavaletti aplica a ergonomia nos sistemas de produção de cadeiras, bases e estruturas. Os setores visitados foram ferramentaria, estamparia, dobra, injeção de plásticos, pintura, costura, acabamento, estoque e escritórios.

Arsego e Serrano foram recebidos pelo presidente da empresa, Gilmar Cavaletti e pelo engenheiro mecânico e projetista, Fernando Girardi.

Palestra em Blumenau

No dia 27 de abril, Ricardo Serrano e Milene Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Birigui irão proferir palestra sobre “Melhoria das condições ergonômicas no posto de trabalho das costureiras”, na cidade de Blumenau, SC.

O evento tem como finalidade, a apresentação e difusão de soluções ergonômicas para a indústria têxtil e de confecções, que possui na região do Vale do Itajaí, um dos maiores pólos nacionais.

O convite para a realização da palestra partiu dos Auditores Fiscais do Trabalho, Julio Cesar Rhenns e Pedro Cruz da Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina que observam o elevado índice de agravos à saúde relacionados com o trabalho, especialmente LER/DORT.

No mesmo evento, no período da tarde será realizado um minicurso de Análise Ergonômica do Trabalho que irá apresentar os meios de se realizar a ACT utilizando métodos quantitativos e semiquantitativos, como complemento ao processo recomendado pelo Manual de Aplicação da NR-17.

Informações sobre programação e inscrições poderão ser obtidas pelo telefone (47) 3322.0844.

Estudo das condições ergonômicas no interior de SP

Na primeira semana de maio, em data a ser confirmada, o tecnologista, Ricardo Serrano visitará as cidades de Aguaí e Fartura, ambas no interior do estado de SP e consideradas pólos industriais têxteis.

A visita técnica será realizada com o objetivo de preparar um estudo ergonômico nos postos de trabalho e propor melhorias, pois, de acordo com o ergonomista, há um elevado índice de afecções entre os trabalhadores do setor têxtil. “A idéia é observar os postos de trabalho e os aspectos cognitivos do trabalhador”, coloca Serrano.

Os aspectos cognitivos referem-se à resposta motora e seus efeitos ao interagir com a atividade laboral. Neste caso, compreender a percepção de memória e a cognição são importantes para entender como o estresse ocupacional pode afetar na cognição do trabalhador e consequentemente levar aos acidentes de trabalho.

Para desenvolver a atividade, Serrano usará como metodologia a Análise Coletiva do Trabalho (ACT), método de análise no qual os trabalhadores analisam seu próprio trabalho, por meio de falas. O ergonomista reforça que com a aplicação deste método “o trabalhador se sente gratificado ao ser ouvido”.

Além da ACT, o ergonomista utiliza também a Nota Técnica 60/2001 de 3/9/2001 que permite ao trabalhador escolher livremente a postura que lhe for mais adequada.

Ao longo de dez anos de realização de trabalhos técnicos voltados para a adequação dos postos de trabalho, a Fundacentro já contribuiu para a modificação de 400 mil postos de trabalho em todo o país. O ergonomista Ricardo Serrano destaca que “o que temos hoje é muito melhor do que o que tínhamos anteriormente”, referindo-se às implementações realizadas em beneficio dos trabalhadores.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.