Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Fundacentro discute atuação da mulher no trabalho no Pará

Dia Internacional da Mulher celebrado na Fundacentro do Pará (Arte: Evilyn Cristhina da Silva)

Seminário trará representantes de diversas instituições

Por ACS/C.R. em 06/03/2017

A Fundacentro/PA realiza Seminário Alusivo ao Dia da Mulher, em 8 de março. Serão discutidos temas como a participação da mulher no mercado de trabalho, o panorama dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a prevenção de acidentes com escalpelamento, a mulher na pesca artesanal e a atuação da mulher na segurança pública.

O evento gratuito será realizado no auditório da instituição, localizado na rua Bernal do Couto, 781, em Belém/PA. Para participar, é preciso enviar o nome completo e contatos para o e-mail tecnico.cepa@fundacentro.gov.br Os participantes devem levar suco ou frutas para o lanche.

Várias instituições foram convidadas para realizar os debates. A questão dos acidentes e adoecimentos no estado será apresentada por representantes da Superintendência Regional do Trabalho do Pará – SRTE/PA, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest regional Belém, da Gerência Executiva do INSS no estado e da Fundacentro.

Uma visão geral sobre a participação da mulher no mercado de trabalho será dada a partir da atuação dela na segurança do trabalho e no ramo da estética. O Corpo de Bombeiros do Pará também falará sobre a atuação da mulher na segurança pública.

O seminário ainda trará questões que são frutos de pesquisas e ações realizadas pela Fundacentro como a prevenção de acidentes com escalpelamento. A instituição desenvolveu protótipo de proteção de eixo cardã dos motores de barcos para prevenir esse tipo de acidente, a partir de projeto coordenado pelo engenheiro Roberto do Valle Giuliano, da Fundacentro em São Paulo. Já as pesquisadoras da Fundacentro/PA participam das ações de prevenção desenvolvidas pela Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento no Estado do Pará.

“A depressão é muito comum em vítimas de escalpelamento, por isso teremos a psicóloga Ana Carolina Lins caracterizando a situação das pessoas que sofrem estes acidentes e que passam por longos períodos de tratamento por conta de máquinas sem proteção”, explica a chefe técnica da Fundacentro/PA, Doracy de Souza, que participará da mesa juntamente com a coordenadora da Comissão Estadual, Odilene do Socorro Silva.

A mulher na pesca artesanal também foi foco de projeto de articulação intersetorial, que será apresentado durante o evento. O estudo analisou dados relativos às condições de vida e trabalho dos pescadores artesanais, gerando o livro “Segurança e saúde dos pescadores artesanais no estado do Pará”, lançado este ano. As autoras Laura Nogueira e Doracy de Souza, da Fundacentro/PA, e Ana Maria Santa, da Gerência Executiva do INSS – Belém/PA, serão as palestrantes. “Daremos enfoque às mulheres na pesca e aos direitos previdenciários mais voltados às mulheres”, conta Doracy de Souza.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel.: (91)3222-1973.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.