Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Curso de proteção radiológica ocorre na Fundacentro/MG

Curso em Minas Gerais (Foto: Fundacentro/MG)

Ação visa à segurança do trabalhador em serviços de hemodinâmica

Por ACS/C.R. com informações de Fundacentro/MG em 31/03/2017

A Fundacentro/MG realizou o curso de atualização em proteção radiológica e segurança do trabalhador em serviços de hemodinâmica nos dias 23 e 24 de março, em Belo Horizonte/MG, com a participação de 50 profissionais. A atividade é fruto de uma parceria com a Secretaria de Vigilância Sanitária de Minas Gerais (Visa/MG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/Cnen-MG).

O objetivo do curso foi levar informações sobre proteção radiológica aos profissionais ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes nos serviços de radiologia intervencionista. Eles passaram a conhecer melhor os procedimentos de trabalho definidos em normas internacionais e nacionais, aprendendo a monitorar as exposições e seguir princípios da proteção radiológica. Dessa forma, pretende-se construir uma cultura de segurança.

No caso da hemodinâmica, devido às diferentes especificidades dos exames, a equipe médica fica exposta a altos níveis de radiação. As técnicas envolvendo sua utilização devem ser otimizadas para reduzir ao mínimo possível as doses recebidas, mas não podem deixar de ser compatíveis com os propósitos diagnósticos. As exposições profissionais em hemodinâmica estão associadas à ocorrência de efeitos determinísticos, sendo a tireoide e o cristalino os exemplos de órgãos mais atingidos.

O engenheiro da Fundacentro/MG, com pós-doutorado em Tecnologia Nuclear, Airton Tavares de Almeida, é o coordenador do curso. Juntamente com a pesquisadora do CDTN/Cnen-MG, Thêssa Cristina Alonso, Almeida ministrou a aula sobre Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Já o advogado Luiz Brasil, que é doutor em Educação e atua na Fundacentro/DF, falou sobre legislação em Segurança e Saúde do Trabalhador (SST).

Também houve docentes de outras instituições. O professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Luiz Cláudio de Souza, que é especialista em Proteção Radiológica, abordou as tecnologias envolvidas em fluoroscopia. A física e pesquisadora do CDTN/Cnen-MG, Maria do Socorro Nogueira Tavares, e o físico da Visa/MG, Leandro de Abreu Vieira, falaram sobre proteção radiológica e grandezas dosimétricas.

O tema proteção radiológica e exposição ocupacional foi retratado pelo físico e professor da Universidade Diego Portales/Chile, Fernando Leyton. Já o presidente da Cooperativa de Hemodinâmica e Medicina Intervencionista em Minas Gerais, Carlos Eduardo Diniz Couto, apresentou os processos de trabalho em hemodinâmica através de estudos de casos.

Os participantes do curso tinham diferentes atuações profissionais. Eram médicos hemodinamicistas; médicos do trabalho; auditores-fiscais do Ministério do Trabalho; engenheiros de segurança do trabalho; fiscais da Secretaria de Vigilância Sanitária de Minas Gerais; enfermeiros com especialização em enfermagem do trabalho, tecnólogos em radiologia e técnicos de enfermagem que trabalham em serviços de hemodinâmica.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.