Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Pesquisadores apresentam artigos em livro sobre governança dos riscos laborais da nanotecnologia

Pesquisadores apresentam artigos em livro sobre governança dos riscos laborais da nanotecnologia

Publicação de 2017 foi financiada pela CAPES e FAPESC

Por ACS/ A. R. em 30/03/2017

Os pesquisadores da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri, José Renato Alves Schmidt e Luís Renato Balbão Andrade apresentam três temas diferentes, mas todos voltados à nanotecnologia.

A coletânea de artigos faz parte do lançamento da publicação “A governança dos riscos socioambientais da nanotecnologia e o marco legal da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, organizado por Reginaldo Pereira, Silvana Winckler e Marcelo Markus Teixeira e financiado pela CAPES e FAPESC.

Com pouco mais de 200 páginas, o leitor tem como principal informação, temas atuais que debatem as recentes alterações no Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e os riscos potenciais que afetam a saúde do trabalhador, o mercado de trabalho, as economias vulneráveis, o consumidor e o equilíbrio do meio ambiente.

São 13 artigos escritos por pesquisadores nacionais e internacionais que mostram a real necessidade de maior integração entre empresas e a estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na página 26, o artigo “A governança dos riscos laborais da nanotecnologia e o marco legal de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, apresentado por Arline Arcuri trata da governança dos riscos e os desafios que a nanotecnologia representa, principalmente ao expor o trabalhador a riscos nos ambientes de trabalho.

Já na página 71, o pesquisador José Renato Alves Schmidt e colaboradores, abordam as mudanças em escala nanométrica que alteram propriedades físicas, químicas e biológicas, no artigo intitulado “Síntese de nanoparticulas de prata: avaliação de risco em laboratório de pesquisa”.

Por fim, na página 80, o artigo do pesquisador Luís Renato Balbão Andrade apresenta propostas para a governança dos riscos das nanotecnologias, levando-se em conta etapas importantes no processo de gestão.

Para fazer o download do livro, acesse.

Para ler mais sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, acesse.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.