Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Fundacentro participa de evento da ONU

Encontro realizado em São Paulo (Foto: Walter Pedreira).

Discussões focaram convenções voltadas para substâncias químicas

Por ACS/Cristiane Reimberg em 13/04/2017

A Fundacentro participou como observadora do Encontro Preparatório Regional da América Latina e Caribe para as Conferências das Partes (COPs) 2017, realizado entre 27 e 31 de março, em São Paulo. A instituição foi representada pelo gerente da Coordenação de Higiene do Trabalho – CHT, Walter Pedreira.

Durante o encontro, foram discutidas as Convenções da Organização das Nações Unidas – ONU para produtos químicos: Estocolmo sobre POPs (Poluentes Orgânicos e Persistentes), Roterdã sobre o comércio internacional de substâncias químicas, Basileia sobre resíduos perigosos e Minamata sobre mercúrio. O 13° Encontro das COPs será realizado em Genebra, na Suíça, entre 24 de abril e 5 de maio.

“Há uma sinergia entre as convenções. A reunião preparatória trouxe representantes dos governos da América Latina e do Caribe para discutir o que os países têm feito em relação às convenções”, explica Walter Pedreira.

A América Latina e o Caribe contam com um suporte de 200 milhões de dólares do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Pnuma (em inglês: United Nations Environment Programme, Unep), da ONU, para os países que eventualmente necessitem de recursos para a implementação das convenções.

No caso do Brasil, uma verba do Banco Mundial foi disponibilizada para implementar a Convenção de Estocolmo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, que funciona como Centro Regional da Convenção de Estocolmo, está equipada para a coleta e identificação dos POPs.

Já a Fundacentro participou diretamente da construção do texto da Convenção de Minamata sobre o Mercúrio, defendendo a inclusão de aspectos relacionados à saúde, presentes no Artigo 16. Também participa da Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq), da implementação do Saicm (Sistema Estratégico para o Gerenciamento Internacional de Substâncias Químicas), do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), da Fispq (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) e da Convenção OIT 174 sobre a prevenção de acidentes industriais maiores.

A instituição fez parte da elaboração da Convenção OIT 170, sobre a segurança na utilização dos produtos químicos no trabalho, e de Normas Regulamentadoras como a NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), a NR 20 (SST com inflamáveis e combustíveis) e a NR 26 – Sinalização e Segurança.

Saiba mais

Encontros Preparatórios COPs 2017

COPs 2017

Convenção de Minamata sobre Mercúrio

Convenção de Estocolmo sobre POPs

Convenção de Roterdã

Convenção de Basileia

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.