Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Unidades da Fundacentro realizam eventos em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Imagem: Flávio Galvão/SPb - 28 de Abril em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Ação internacional busca dar visibilidade para a saúde e segurança dos trabalhadores

Por ACS/Débora Maria Santos em 20/04/2017

As Unidades da Fundacentro localizadas de norte a sul do país realizarão eventos para celebrar o Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a data partiu de uma iniciativa promovida pelo movimento sindical do Canadá e deste então, diversos países realizam eventos para que a data seja um momento de reflexão, discussão e informação em prol da segurança e saúde do trabalhador.

Para lembrar e, sobretudo fomentar a cultura prevencionista, o dia 28 de Abril foi escolhido como marco de um acidente o qual 78 trabalhadores foram vítimas de uma explosão em uma mina no estado da Virgínia, localizada nos Estados Unidos, em 1969.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realiza, desde 2003, reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho e a cada ano divulga o tema para compor o dia. Este ano, a OIT propõe o tema: “Aperfeiçoar a compilação e uso de dados sobre SST: reforço dos pilares de uma cultura de prevenção” e a Fundacentro adotou o assunto sugerido.

Aos interessados em participar do evento das Unidades da Fundacentro da Baixada Santista e de outros estados, segue abaixo a programação:

Fundacentro de Santos

Com o tema III Seminário Unificado de Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Baixada Santista, a ser realizado no dia 26 de abril, das 8h30 às 17h, no auditório do Sindipetro LP, localizado à avenida Conselheiro Nébias, nº 248 - Bairro: Vila Mathias, Santos/ SP.

O objetivo é ressaltar a necessidade de atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Ampliar o debate a respeito de suas causas e consequências, envolvendo diversos atores sociais interessados, principalmente trabalhadores.

Podem participar profissionais, estudantes, sindicatos e demais interessados na segurança e saúde do trabalhador.

Inscrição e informações sobre o evento

Fundacentro do Pará

A Fundacentro do Pará promoverá seminário alusivo ao dia 28 de abril, o qual envolvem também as instituições que são protagonistas na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e centrais sindicais.

A programação ocorrerá nos dias 26 e 27 de abril, das 13h às 17h, no auditório da instituição situada à rua Bernal do Couto, nº 781, entre Generalíssimo Deodoro e D. Romualdo de Seixas Umarizal - Belém/PA.

Participam do evento, a Superintendência Regional do Trabalho/PA; o Instituto Nacional do Seguro Social; o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/PA, o Ministério Público do Trabalho/8ª Região; o Tribunal Regional do Trabalho/8ª Região; a Advocacia Geral da União e representantes de centrais sindicais.

De acordo com o coordenadora da Fundacentro/PA, Doracy Moraes, os representantes de instituições públicas e de trabalhadores comporão mesas abordando “A importância da compilação de dados em SST e as ações institucionais desenvolvidas para a prevenção de acidentes e a promoção da saúde do trabalhador”. São 100 vagas disponíveis ao público.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3222-1973 ou por e-mails: eventos.cepa@fundacentro.gov.br / tecnico.cepa@fundacentro.gov.br

Visualize o folder com a programação completa.

Fundacentro de Pernambuco

No dia 27 de abril, a Fundacentro de Pernambuco realizará palestra sobre “Meio Ambiente do Trabalho no Século XXI – Desafios e Perspectivas”.

O evento acontece no auditório da entidade em Recife, situado à Rua Djalma Farias, 126 – Torreão, Recife – PE.

Informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones: (81) 3241-3643 e 3802 ou por e-mail: crpe@fundacentro.gov.br

Visualize o folder com a programação.

Durante o mês de abril, a regional vem realizando atividades referentes ao Abril Verde.

Fundacentro da Bahia

A Fundacentro da Bahia oferece palestra sobre “Doenças Relacionadas ao Trabalho”, no dia 26 de abril, das 9h às 11h. O evento será realizado no auditório da instituição, situado à rua Alceu Amoroso Lima, 142, Caminho das Árvores – Salvador – Ba.

São 120 vagas. O interessado deve levar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à entidade assistencial.

Informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3292.8850 ou por e-mail: crba@fundacentro.gov.br

Visualize o folder e a ficha de inscrição

Fundacentro de Brasília

A Fundacentro de Brasília participará de ato público, no dia 27 de abril, em celebração do "Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho".

De acordo com a regional, o ato contará com a participação de entidades públicas e privadas do Distrito Federal que atuam na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e acontecerá na Rodoviária do Plano Piloto, no horário das 10h às 14h.

Informam ainda que o principal objetivo do encontro é promover a conscientização da população sobre o tema.

Visualize o folder.

Fundacentro de Minas Gerais

No dia 26, das 8h30 às 17h30, a Fundacentro de Minas Gerais realizará, seminário sobre “A Prevenção como Afinidade Eletiva da SST, em tributo à Memória de Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e no Adoecimento no Trabalho”.

Os organizadores informam que o seminário será constituído de abertura dos trabalhos do dia, apresentação artística em tributo às vítimas de acidentes e doenças de trabalho, bem como conferência abordando o tema “Situação de saúde dos trabalhadores no Brasil e em Minas Gerais”. Após a exposição, o presidente da mesa abrirá a sessão de perguntas, as quais serão feitas por ordem de inscrição, somente por escrito e identificadas.

O dia também terá uma mesa-redonda composta por especialistas que problematizarão conteúdos específicos do tema geral: “Acidentalidade no Trabalho”. Ao final das apresentações, o coordenador apresentará a síntese das exposições e, em seguida, abrirá o debate aos participantes.

O evento ocorrerá no auditório Elias Farah da Fundacentro/MG, situado à Rua Guajajaras, 40 - 13º e 14º andares, Centro - Belo Horizonte – MG. Telefone: (31) 3273-3766 para mais informações.

Folder e informações sobre o evento

Fundacentro do Espirito Santo

No dia 27 de abril, das 8h30 às 12h30, a Fundacentro do Espírito Santo apoiará o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção no Espírito Santo, juntamente com entidades parceiras, na realização do evento alusivo ao “Dia 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”.

O dia contará com o seminário sobre “A Reforma Trabalhista e seus Efeitos na saúde e Segurança do Trabalhador”.

O evento ocorrerá na Fundacentro/ES situado à rua Cândido Ramos, 30 - Ed. Chamonix, Jardim da Penha - Vitória – ES. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 3315-0040.

Inscrição e folder do evento

Fundacentro do Rio de Janeiro

A Fundacentro do Rio de Janeiro promoverá palestras alusivas ao “Dia 28 de Abril - Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”, conforme programação abaixo:

Seminário Riscos Ambientais para o Professor: Uma abordagem prevencionista

Palestrante: Augusto Antonio Barroso Madruga

Data: 26/04/17 no auditório do SEPE – RJ, às 16h

End.: Rua Evaristo da Veiga, 55/ 7º e 8º andar - Centro – RJ

Minicurso de Proteção Respiratória e Atualização do PPR 2016

Palestrante: Emílio Carlos Pereira de Gouvêa

Data: 18/04/2017 no auditório da SRTE/RJ, das 8h30 às 12h

End.: Av. Pres Antonio Carlos, 251 - 12º andar - Centro – RJ

Minicurso de Proteção Auditiva com utilização do Ear Fit

Palestrante: Emílio Carlos Pereira de Gouvêa

Data: 19/04/2017 no auditório da SRTE/RJ, das 8h30 às 12h

End.: Av. Pres Antonio Carlos, 251 - 12º andar - Centro – RJ

Programação do 1º Seminário de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho

Palestra sobre Riscos Químicos

Palestrante: João Apolinário da Silva

Data: 27/04/2017 no TRT/1ª Região, às 11h15

End.: Av. Pres Antonio Carlos, 251 - Centro - RJ

Palestra sobre Segurança em Máquinas e Equipamentos

Palestrantes: Flavio Maldonado Bentes

Data: 27/04/2017 no TRT/1ª Região, às 9h30

End.: Av. Pres Antonio Carlos, 251 - Centro - RJ

A Fundacentro/RJ está localizada à avenida Presidente Antonio Carlos, nº 251 - 12º andar. Para mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2507-9067 / 2507-9063 / 2508-8548 e 2507-9041 ou por e-mail: cerj@fundacentro.gov.br

Fundacentro do Mato Grosso do Sul

A Fundacentro do Mato Grosso do Sul integrará no evento alusivo em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, o qual será realizado pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS), em conjunto com suas entidades integrantes.

No dia 25 de abril (terça-feira) e 27 de abril (quinta-feira), de acordo com a regional, serão desenvolvidas ações educativas em canteiro de obras do município de Campo Grande. Já no dia 28, das 7h30 às 11h30, serão oferecidas palestras com temas diversos sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

De acordo com os organizadores, as atividades têm como princípio conscientizar empresas, trabalhadores e sociedade da importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho. São oferecidas 200 vagas.

O evento será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Bloco Multiuso (Auditório 1), Campo Grande/MS. Folder com a programação do evento e ficha de inscrição.

Informações podem ser obtidas das 8h às 12h e 13h às 17h, pelo telefone: (67) 3321-6910 – Fone/fax 3321-2486 ou por e-mail: erms@fundacentro.gov.br. Os interessados no evento devem enviar a ficha de inscrição até o dia 20 de abril. Serão aceitas as inscrições por ordem de chegada, até o preenchimento das vagas.

Folder com a programação completa e ficha de inscrição.

Fundacentro do Paraná

Em alusão ao Dia 28 de abril - Dia Mundial de Saúde e Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, a Fundacentro do Paraná e diversas instituições ligadas à saúde do trabalhador, realizarão, no dia 26 de abril, das 8h às 17h, atividades com o propósito de sensibilizar toda a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho, incluindo adoecimento.

Os organizadores da regional Diego Fernando Ferreira de Oliveira, chefe dos Serviços Técnicos e a técnica Marlene Lucas, informam que o intuito da atividade é dar visibilidade ao tema Saúde e Segurança no Trabalho e sua importância, bem como as ações, campanhas e programas do Abril Verde, Trabalho Seguro e a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT).

Estas ações estarão disponíveis em Tendas, na rua XV de Novembro – Boca Maldita. Na oportunidade, a Fundacentro/Paraná divulgará e distribuirá materiais da instituição, tais como livros, cartilhas, flyers.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (41) 3313-5200.

Fundacentro de Santa Catarina

A Fundacentro de Santa Catarina faz parte do Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador de Santa Catarina, este mês as atividades da regional são voltadas para a Campanha Abril Verde. Para salientar será apresentada a legislação que compõe a Campanha, no Palácio Barriga Verde, para que possa tramitar oficialmente no estado. O evento ocorrerá no dia 26 de abril, na rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310 - Centro, Florianópolis – SC.

Segundo a Fundacentro/SC, a programação ainda não está fechada, porém será feita uma exposição cujo título é “Trabalhadores”, que reúne 25 imagens que mostram as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas à saúde e à segurança do trabalhador.

Informações podem ser obtidas com Fátima da Ascom, pelo telefone: (48) 3251.9929.

Informações do MPT que coordena o Fórum.

Em alusão ao "Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, a Gerência Regional do Trabalho em Blumenau, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Fundacentro, Conaccovest, Sintrafite e Senai, convidam para o evento. Visualize o folder.

Fundacentro do Rio Grande do Sul

Seminário alusivo ao “Dia Mundial em Memórias das Vítimas de Acidentes de Trabalho” será realizado pela Fundacentro do Rio Grande do Sul, em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (SRTE/RS), no dia 26 de abril, das 8h30 às 11h30.

A programação será composta por palestras sobre “Saúde Mental e Trabalho”, “Saúde Mental e Afastamento de Trabalhadores”, “Base de dados do Cerest” e “Base de dados sobre Acidentes de Trabalho”.

O evento ocorrerá no auditório da Fundacentro/RS, situado à Avenida Borges de Medeiros, 659 - 10º andar – Centro Histórico – Porto Alegre – RS.

Informações podem ser obtidas com Gilmar Drago, pelo telefone: (51) 3225.6688 ou por e-mail: gilmar.drago@fundacentro.gov.br

Visualize o folder com a programação completa.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.