Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Estatístico explana sobre cuidados necessários no uso dos números

Marco Bussacos fala sobre números

Palestra abordou dados primários

Por ACS/ Alexandra Rinaldi em 05/09/2017

O Chefe do Serviço de Epidemiologia e Estatistica (SES) da Fundacentro, Marco Bussacos apresentou na manhã de segunda, a palestra “Os cuidados com os números”. A palestra faz parte da disciplina Seminário de Pesquisa I do Mestrado Stricto Sensu “Trabalho, Saúde e Ambiente”, coordenada por Carlos Sérgio.

Bussacos iniciou a apresentação mostrando as ações realizadas pelo SES de janeiro de 2015 a junho de 2017, destacando a elaboração de artigos técnicos publicados em revistas indexadas, os mais de 400 mil acessos no site temático de Estatística, participação em bancas examinadoras, além de trabalhos realizados por meio das parcerias firmadas com a Faculdade de Saúde Pública, Unesp Botucatu, Ministério Público do Trabalho, Hospital do Câncer e outros.

Usando como exemplo matérias publicadas na grande imprensa e redes sociais, Bussacos reforçou que o hábito de compartilhar demais coloca em risco os dados estatísticos, e destacou a importância de se saber a origem desses dados - a fonte. “Precisamos saber quem está divulgando a informação e fazer um filtro”, observa.

Os dados podem ser divididos em primários e secundários. Os primários e foco da palestra apresentada por Marco são aqueles em que o próprio pesquisador coleta os dados. Já os secundários são os dados existentes, provenientes de diversas fontes.

Outras observações foram destacadas pelo Estatístico. A importância dos parâmetros e critérios para a obtenção de amostragem, podendo ser probabilística (definida por parâmetros) ou não probabilística (restrita), como também destacou a realização de coleta de dados, podendo se dar por meio do instrumento de coleta, elaboração de questionários, viés (erro), viés de classificação, viés de preenchimento, viés no modelo teórico e variáveis como idade e tempo.

De acordo com o especialista nunca se deve usar intervalo em um questionário para que não haja perda de riqueza de informações.

E finaliza a apresentação com um recado aos alunos do Mestrado: “Os objetivos devem estar bem definidos e sólidos, saber como será selecionada a amostra, quais instrumentos serão utilizados, os possíveis vieses, limitações do estudo, tudo isso define uma boa pesquisa”.

Conheça o site temático da Fundacentro “Estatistica e Acidentes de Trabalho” que analisa informações quantitativas sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Próximas palestras

A próxima palestra do Seminário de Pesquisa I será realizada na segunda, 11 de setembro, com a apresentação do tecnologista da Fundacentro, Cezar Akyioshi Saito que falará sobre “Dados secundários em SST: descrição e exemplos".

Acompanhe as próximas palestras que vão até 30 de outubro de 2017.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.