Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Palestras no YouTube da Fundacentro discutem produção agrícola

Canal do Youtube da Fundacentro

É possível assistir às apresentações do Seminário Produção Agrícola, Ecossistemas e Saúde do (a) Trabalhador(a).

Por Wesley Fernandes sob supervisão de Cristiane Reimberg em 15/05/2018

Os vídeos com as palestras e debates do Seminário de Produção Agrícola, Ecossistemas e Saúde do (a) Trabalhador (a) estão disponíveis no YouTube da Fundacentro. O evento reuniu especialistas de diferentes áreas e instituições parceiras para disseminar conhecimentos e estimular a produção de novas pesquisas sobre antigas e novas tecnologias adotadas na produção agrícola brasileira, suas formas de organização do trabalho e impactos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, enfatizando os efeitos gerais do uso de agrotóxicos sobre os ecossistemas e na saúde dos que trabalham.

Foram apresentadas experiências de modelos agroecológicos de cultivo de hortaliças não convencionais e meios de controle biológicos de pragas e doenças.

O evento foi realizado pela Fundacentro/MG, em sua sede em Belo Horizonte, em 29 e 30 de junho de 2017.

Vídeos disponíveis

Abertura e Conferência “Uma ética para a Mãe Terra”: por Leonardo Boff, teólogo, professor de ética e ecologia filosófica da UERJ.

Coordenação da Mesa-Redonda “Novas tecnologias na agricultura: caracterização e impactos”: por Carlos Aníbal Nogueira Costa, Economista (UFMG), doutor em Economia (Unicamp).

Agroindústria no Brasil: por José Eustáquio R. Vieira Filho, economista (UFV), doutor em Economia (Unicamp) e pesquisador do Ipea.

Políticas de inovação pelo lado da demanda: por Mariano de Matos Macedo, economista (UFMG), doutor em Economia (Unicamp) e professor da UFPR.

Uso dos agrotóxicos: por Wagner L. Soares, economista, doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente (ENSP/Fiocruz), pesquisador do IBGE.

Políticas de mercado de trabalho e pobreza rural no Brasil: por Mauro Del Grossi, engenheiro agrônomo, doutor em Economia (Unicamp), Pós-doutorado em Segurança Alimentar e professor da Universidade de Brasília (UnB).

Agrotóxicos e saúde do trabalhador: por Jandira Maciel, médica (UFMG), doutora em Saúde Coletiva (Unicamp) e professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social/UFMG.

Organização do trabalho agrícola: por Francisco José da Costa Alves, economista (UFRJ), doutor em Economia (Unicamp) e professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.

A atuação do controle social - A experiência do Observatório de uso de agrotóxicos e consequências para a saúde humana e ambiental no Paraná: por Guilherme Souza Cavalcanti Albuquerque, médico (UFPR) e doutor em Educação (UFPR).

Controle biológico de pragas agrícolas uma realidade no Brasil: por Ivan Cruz, agrônomo, doutor em Entomologia (ESALQ/USP), pesquisador da Embrapa – MG

Discutindo a agenda de pesquisas em SST na Agricultura de Minas Gerais: por Maria do Rosário Sampaio, pedagoga, pesquisadora (Fundacentro), doutora em Serviço Social (UERJ).

A atuação do Estado: legislação e fiscalização sobre agrotóxicos em Minas Gerais: por Rodrigo Eustáquio da Silva, engenheiro, graduado em Agronomia (UFMG).

Mesa "Agroecologia em Minas Gerais: problemas, avanços, perspectivas": por Alice Soares, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, com coordenação de Jandira Maciel da UFMG.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.