Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Saúde do servidor público é tema de curso na Fundacentro

Primeira aula é dada pela médica da Fundacentro, Maria Maeno

Iniciativa é uma realização da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público – Cissp

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 14/05/2018

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, da Fundacentro, realiza em São Paulo/SP, de 14 a 17 de maio, o II Curso de Formação para os Membros da Cissp e Interlocutores. A primeira edição ocorreu em 2015. Agora, em 2018, a nova versão traz o tema “Determinantes do Processo Trabalho x Adoecimento x Saúde do Servidor Público”.

“O curso possibilita a preparação tanto prática quanto teórica dos conceitos desenvolvidos na Segurança e Saúde no Trabalho, trazendo conhecimentos para sabermos como intervir”, avalia a presidente da Cissp por duas gestões, Cristiane Queiroz. “Também há possibilidade de interação, levando as pessoas para os mesmos olhares. Parar para pensar sobre nosso trabalho e nossa saúde é um dos pontos fortes do curso”, continua.

Na abertura, a assessora da Diretoria Técnica, Tereza Ferreira, destacou o papel que a Cissp cumpre na instituição. “Conseguiu quebrar barreiras, especialmente, entre a área administrativa e a área técnica. É uma construção e acho importante ter um alinhamento conceitual”, afirma Tereza.

“É um momento que valoriza o trabalho do servidor. Antes de 2014, esse trabalho não era feito. Esta gestão vê com muito bons olhos a Cissp e faremos o possível para valorizar a segurança e saúde dos trabalhadores dentro desta instituição”, completa o assessor da Diretoria Executiva, Allan Soares.

O assessor apresentou aos participantes uma mensagem da presidente da Fundacentro, Leonice da Paz. “Essa ação é fundamental porque precisamos olhar para os servidores públicos como trabalhadores e criar condições para que o seu trabalho não seja fonte de adoecimento, ainda mais em uma instituição pública como a Fundadentro, que tem como missão produzir e disseminar conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras”, dizia o texto.

A mensagem ainda destacou o papel desempenhado pela Cissp em subsidiar a gestão com informações sobre os problemas encontrados e na busca de soluções para resolvê-los, configurando-se como um espaço de reflexão e ação em relação à saúde do servidor. O curso traz uma contribuição efetiva neste sentido ao discutir questões fundamentais para o mundo do trabalho, que vem se transformando e exigindo de nós uma nova forma de agir, e para o próprio serviço público em si.

Durante esta semana, serão apresentados temas como as transformações no mundo do trabalho, assédio moral e opressão de gênero no trabalho, ergonomia, transtornos mentais decorrentes do trabalho, aspectos do perfil profissiográfico da carreira de ciência e tecnologia, o papel da Cissp e métodos de intervenção a partir de ações coletivas no ambiente de trabalho.

A Cissp foi criada na Fundacentro em 2014 e, desde então, atua em prol da saúde e da segurança dos servidores públicos da instituição. A Comissão é formada pelos servidores: Cristiane Queiroz, Daniela Tavares, Eliane Loeff, Jose Hélio Batista, Juliana Oliveira, Marcelo de Vasconcelos e Roseclair de Campos. Também possui representantes nas 13 unidades descentralizadas espalhadas pelo Brasil.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.