Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Vídeos no YouTube da Fundacentro discutem aplicação do FAP

Vídeos no YouTube da Fundacentro discutem aplicação do FAP

Discussões fizeram parte de seminário realizado pela Fundacentro/MG

Por ACS/ Cristiane Reimberg em 17/05/2018

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP é um multiplicador que varia de 0,5 a 2 e incide sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% dos Riscos Ambientais do Trabalho – RAT, tarifação para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes do trabalho. Essa metodologia faz com que as empresas que registram mais acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho paguem uma tarifa maior. Já as empresas que não possuem nenhum registro são bonificadas com a redução de 50% da alíquota.

Para discutir uma maior efetividade e alcance na aplicação do FAP, a Fundacentro/MG realizou o “Seminário O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) em Debate” com a presença de 98 pessoas no auditório da instituição no mês de março. O evento foi transmitido pela internet com a participação de outras 220 pessoas. Agora os vídeos estão disponíveis no YouTube da Fundacentro.

As palestras buscaram discutir a adequada gestão do FAP pelas empresas, visando à construção de ambientes de trabalho saudáveis em que sejam minimizadas as possibilidades de ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Participaram administradores de empresas, representantes de sindicatos de empresas e de empregados, gerentes/diretores de departamentos de RH e jurídicos, profissionais de Sesmt, advogados, entre outros.

A mesa “Problematizando a realidade do FAP” foi formada por atores sociais diretamente envolvidos na avaliação da gestão desse Fator. Assista aos vídeos:

FAP: a realidade previdenciária – Palestrante: Paulo César Andrade Almeida, coordenador geral do Seguro de Acidentes de Trabalho da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

FAP: a realidade do trabalhador – Palestrante: José Reginaldo Inácio, educador e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI)

FAP: a realidade do empresário – Palestrante: Alexandre Veloso, médico do trabalho e diretor da Digital Health Sucesu Minas.

Sistematização: a realidade do FAP – Palestrante: Celso Amorim Salim, pesquisador da Fundacentro/MG.

Na segunda mesa, “Gestão do FAP: aspectos práticos”, profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho - SST abordaram suas experiências sobre os desafios na implementação e na gestão do FAP. Também foi apresentada uma metodologia para essa gestão a partir de um software. Confira abaixo.

Gestão estratégica de segurança – Palestrante: Eduardo Teixeira, engenheiro de segurança e gerente corporativo de SST na Brennand Cimentos em Sete Lagoas – MG.

Gestão estratégica de saúde – Palestrante: Joaquim Machado Neto, médico do trabalho e coordenador do Serviço Médico da Brennand Cimentos.

Sistema SIGOWeb: ferramenta de gestão do FAP – Palestrante: Airton Kwitko, médico e membro da Comissão de Especialistas de FAP & NTEP da Confederação Nacional das Indústrias – CNI.

O Gestor do FAP – Palestrante: Frederico Furquim, consultor em gestão.

Compartilhar:

Recomendar Notícia

Recomendar Notícia

É obrigatório o preenchimento dos campos com *

Dados remetente

Dados destinatario

Máximo de 1500 caracteres. Quantidade de caracteres digitados:

Confirmação dos dados - Recomendar essa Notícia

Dados confirmação
Recomendar para outro destinatário

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.