Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Outras Iniciativas

Em 2006, a OIT publicou um relatório sobre perfis de alguns países em relação à segurança e saúde ocupacional (ILO, 2006), visando apresentar de forma concisa o status da SST daqueles países utilizando dezesseis indicadores. Destinava-se a ser uma base de referência para um país acompanhar o seu próprio progresso e também compará-lo com outros países.
 

A partir dessa publicação, que reuniu dados e informações de 52 países, inclusive do Brasil, a OIT pretendia expandir gradualmente a cobertura das informações, aumentando o número de países e de indicadores. Acreditava-se que esses indicadores, considerados no conjunto, proporcionariam um incremento no acompanhamento da situação de SST, pois permitiriam um melhor planejamento e implementação de programas nacionais contendo metas mensuráveis e prazos definidos.
 

Em 2007, a OIT publicou um “Perfil diagnóstico em segurança e saúde no trabalho do Cone Sul”, que incluiu a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai” (RODRÍGUEZ, 2007). Nessa publicação, as informações e dados relativos ao Brasil procuraram retratar resumidamente alguns aspectos da base legal, da competência da União e dos ministérios diretamente envolvidos, da proposta de política nacional de SST, da inspeção do trabalho e dos sistemas de cobertura dos acidentes e doenças do trabalho. Além disso, foram também apresentados uma comparação de dados estatísticos sobre acidentes do trabalho entre o Brasil e a Argentina; um breve informe sobre a participação da FUNDACENTRO na formação de recursos humanos em SST; e, um panorama de dados socioeconômicos.
 

Segundo Valentina Forastieri, supervisora técnica da elaboração do perfil diagnóstico, tal trabalho se constituiu num primeiro passo para desenhar uma estratégia para a implementação de um Programa Nacional de Trabalho Seguro em cada um dos países da região. Entretanto, tais trabalhos não devem ser confundidos com os perfis nacionais oficiais, os quais são frutos de uma construção interna e aprovação pelas principais partes interessadas de cada país.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.