Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Principais Desafios

A disponibilidade de dados e informações é o grande desafio na construção do perfil nacional. Mesmo considerando somente os dados estatísticos de acidentes e doenças, observa-se que a maioria dos países dispõe de sistemas de informação com lacunas substanciais, e vários setores ou agrupamentos ficam descobertos.

Devido à natureza e abrangência das informações contempladas no perfil, é desejável que ele seja construído com a participação ou acompanhamento dos órgãos responsáveis e organismos relevantes envolvidos em diferentes aspectos da SST, e, notadamente, com o envolvimento das organizações de empregadores e trabalhadores. A abrangência e profundidade das informações do perfil estão vinculadas ao nível de adesão e de esforço para levar adiante os trabalhos de levantamentos e de pesquisa, visto que boa parte das informações não está à pronta disposição.

Assim, o interesse, a disponibilidade e o apoio dos atores governamentais e sociais são fatores determinantes da qualidade e representatividade do perfil. A princípio, a construção do perfil seria de interesse comum, pois todos necessitam de informações de fontes confiáveis para orientar o planejamento, tomadas de decisões etc. Um desafio especial decorre da rápida mudança da vida no trabalho, gerando a necessidade do perfil ser atualizado continuamente e com dinamismo, demandando infraestrutura e recursos adequados.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.