Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

> busca avançada

Publicações e Links

Em 2001, uma equipe de especialistas do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional deu um grande grande passo para orientar a elaboração de perfis nacionais de SST com a publicação de um guia que relata a experiência da Finlândia e fornece dados essenciais de outros países e organismos internacionais sobre o assunto (RANTANEN et al., 2001).


A Recomendação 197 “Estrutura de promoção da segurança e saúde no trabalho”, adotada pela OIT em 2006, que complementa a Convenção 187 de mesmo título, relaciona doze elementos que os perfis nacionais sobre segurança e saúde deveriam contemplar, e menciona outros dez elementos para serem incluídos, quando apropriado (ILO, 2006).
 

Em 2006, o Ministério Finlandês dos Assuntos Sociais e da Saúde publicou o perfil nacional da segurança e saúde ocupacional daquele país, que foi preparado a pedido da OIT (FINLAND, 2006). A estrutura do documento seguiu, tanto quanto possível, a Recomendação 197 da OIT, e tem servido de referência para vários países.
 

Em 2008, o Escritório Sub-regional da OIT para a Europa Oriental e Ásia Central publicou as linhas gerais para compilação do perfil nacional da segurança e saúde no trabalho (ILO, 2008). Esse guia descreve os preparativos para a elaboração do perfil e detalha os elementos estruturais que devem ser contemplados.
 

A OMS disponibiliza informações sobre o assunto em seu website.

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.